quinta-feira, 17 de julho de 2008
PRODUTOS
terça-feira, 15 de julho de 2008
CUIDADOS
Enquanto há sol, calor, chuvas momentâneas, festas, tudo é lindo, maravilhoso. Você quer presentear alguém e imediatamente compra um vaso de flores e a alegria está feita. Porém, quando chega o inverno, o olhar para as plantas torna-se um pouco diferenciado, pois já não há o mesmo teor de interesse em presentear alguém com flores neste período, porque parecem que elas ficam meio "feinhas". Do contrário do que muitos pensam, as plantas não estão morrendo no inverno. Este aspecto meio "feinho" que a maioria das plantas passam a apresentar tem um outro nome: DORMÊNCIA.
- local: se possível, deixe os vasos e jardineiras pegarem o pouco de sol que aparece durante o dia, e se ventar muito no espaço em que ela costuma ficar, leve-a a um mais protegido durante este período;
- podas: só havendo necessidade, para retirar galhos muito velhos ou secos, exceto nas roseiras, que estão no período PROPÍCIO PARA PODAS (até agosto).
Com estes cuidados você evita a aparição de pragas ou doenças que acabam se proveitando desta "fragilidade" das plantas neste período. Mas caso apareça, dê preferência aos defensivos caseiros.
E não se esqueça: ao utilizar produtos comercializados, utilize-os sempre de acordo com as instruções do fabricante, afinal, planta não é gente!
quinta-feira, 10 de julho de 2008
LEITURA
Se você ouve ou já ouviu alguém te chamar de doido(a) quando diz que conversa com as suas plantas ou diz que elas te entendem, seus problemas acabaram!"A vida secreta das Plantas" é um trabalho cientificamente lúcido que mostra, através de equipamentos, as respostas "emocionais" das plantas. Para quem ainda não conhecia, está aí uma dica de leitura bastante interessante. É uma edição antiga, mais aconselhável de se encontrar em sebos do que em livrarias tradicionais. Mas com a chegada da Bienal do Livro, as chances de encontrá-lo serão maiores. Pela net, quem estiver com paciência virtual disponível, talvez consiga algum link de livrarias técnicas ou não para a venda, mas não estranhe se encontrar ao lado da ilustração do livro o dizer "indisponível no momento", como é o caso deste site que linkei a capa do livro (clique na imagem).
Como descobri este "achado"? Bem, tive a sorte de ser presenteado com um exemplar que, diga-se de passagem, é bem mais velho do que eu, com as páginas já amareladas, letras miúdas e com aquele cheiro de coisa antiga que o meu detector de rinite imediatamente disparou! rsss Mas chegou em minhas mãos e foi um presente muito especial, pois é daqueles presentes que são passados de geração para geração. Valor sentimental não se discute, né?
Mesmo para quem tem em si que as plantas nos entendem, nada como usar a ciência a nosso favor: os estudos nesta área não são isolados, eles prosseguem, pois a cada descoberta uma nova curiosidade fica no ar, então, nada como dar continuidade a esta intrigante descoberta.
Selecionei o link de uma matéria da revista GALILEU, que acaba abordando um pouco da história do livro e complementando com alguns novos estudos. Claro que ela não tira o gostinho da leitura do livro, afinal, a interpretação e as opiniões de uma leitura são bem pessoais.
Qualquer outra sugestão neste segmento, não deixe de comentar!
Boa leitura.
quarta-feira, 2 de julho de 2008
Novas Postagens
Saindo da "hibernação"
Este mês o blog se tornará mais ativo, com algumas matérias importantes de interesse geral e umas mais específicas para esta estação do frio.Tendo alguma sugestão ou dúvida, deixe o seu comentário.Até breve!