quinta-feira, 17 de julho de 2008

PRODUTOS

DOSE ÚNICA


Para aqueles que costumam ter pouco tempo ou poucas plantas em casa e não querem dispor de muitos produtos para cuidar de suas plantas, há no mercado uma linha da SEMPRE VERDE muito interessante e viável para este tipo de consumidor. Indicada para a limpeza das folhas(brilha folhas, óleo mineral) e combate a algumas pragas(lagarta, pulgão, cochonilha), os produtos apresentam-se em frascos de 20 ml, ou seja, DOSE ÚNICA. Como tudo o que é novidade, tem os prós e os contras, pois você terá que adquirir um novo produto a cada dose que tiver que aplicar e se tiver muitas plantas em casa, terá que calcular a quantidade de frascos a comprar. Mas em compensação é de baixo custo e não há a necessidade de pagar mais pelas embalagens comerciais encontradas na maioria das lojas e que acaba usando pouco. Entretanto, é uma dica muito boa para qualquer pessoa que precisa de algo rápido e imediato, sem ter que realizar as etapas de um preparo caseiro. As instruções de uso estão na parte de trás da embalagem e de fácil explicação. Como é algo mais recente, é provável que não se encontre em qualquer loja de produtos para jardinagem, mas nada como fazer umas visitas do tipo "só tô olhando" e realizar uma "busca rápida" pelas prateleiras, não é?

terça-feira, 15 de julho de 2008

CUIDADOS

INVERNO

Quando chegamos no meio do ano vem aquela mudança climática tão conhecida de todos nós: o frio. O anúncio do inverno se faz presente nas vestimentas das pessoas nas ruas, no estoque de cobertores em casa, nas bebidas quentes, no aumento dos problemas respiratórios em clínicas e hospitais, e na dificuldade em ter que levantar cedo quando ainda o céu não clareou. Se tem um animal de estimação, as lojas equipam suas prateleiras com diversas opções de produtos para cada espécie e seu bichinho não tem como se queixar do frio. Enfim, há todo um aparato dedicado a esta estação.

Mas e as plantas? Como elas reagem ao frio? Melhor, planta sente frio?
Se você não tem o hábito de fazer consultas médicas preventivas, provavelmente precisará de algumas ações remediativas para cuidar de suas plantas neste momento, não é? Provavelmente.
Enquanto há sol, calor, chuvas momentâneas, festas, tudo é lindo, maravilhoso. Você quer presentear alguém e imediatamente compra um vaso de flores e a alegria está feita. Porém, quando chega o inverno, o olhar para as plantas torna-se um pouco diferenciado, pois já não há o mesmo teor de interesse em presentear alguém com flores neste período, porque parecem que elas ficam meio "feinhas". Do contrário do que muitos pensam, as plantas não estão morrendo no inverno. Este aspecto meio "feinho" que a maioria das plantas passam a apresentar tem um outro nome: DORMÊNCIA.

Mas se planta não tem boca, não treme e não olha, o que isso quer dizer?
Quer dizer que cada estação do ano apresenta fatores que desencadeiam o bom desenvolvimento do vegetal e outros não. São eles: água, luz, temperatura, os quais chamamos de fatores abióticos (que contribuem para a sobrevivência dos seres vivos). Cada espécie procurou uma maneira de sobreviver, entretanto, algumas se adequaram em se manterem ativas durante todo o ano e outras em algumas épocas, apenas. Porém, uma boa parte dos vegetais se vêem desfavoráveis no inverno. Com a queda da temperaturea e a baixa umidade, há pouca evaporação e, conseqüentemente, baixa taxa de transpiração ocasionando no vegetal uma redução do seu metabolismo. Isso se faz necessário, pois, poupar energia neste momento é fundamental para que se possa aguardar a próxima estação, que será favorável: a primavera ou o verão, onde estes vegetais terão condições para germinar, florescer, frutificar, recomeçando o seu ciclo vital. E é aí que temos que ter cuidado! Esta energia, em sua maioria, acaba sendo reservada nas raízes e caules, por isso um dos aspectos visíveis disso é a perda das folhas tanto em árvores como em plantas de pequeno porte. Algumas podem até perder por completo as suas partes - deixando as raízes vivas - aguardando a nova estação, como alguns bulbos (batatas). Não sonhe que um dia elas lhe dirão que estão com frio ou que precisam de um cobertor.

Então, atenção: Não deixe de observar as suas plantas neste período! Elas precisam de total atenção também!

- mantenha limpa a superfície do solo de folhas caídas, galhos e outros resíduos;

- regas: será REDUZIDA, porém, não se deve confundir um solo "frio" como "úmido", então, toque no solo antes de realizar uma nova rega para ter a certeza de que precisa de água;

- adubação: evite os adubos nitrogenados, pois o desenvolvimento nesta época é quase nulo de raízes; dê preferência aos orgânicos;
- limpe folhas, vasos, tire as folhas velhas ou secas, enfim, aquela manutenção de praxe deve ser mantida também;

- local: se possível, deixe os vasos e jardineiras pegarem o pouco de sol que aparece durante o dia, e se ventar muito no espaço em que ela costuma ficar, leve-a a um mais protegido durante este período;

- podas: só havendo necessidade, para retirar galhos muito velhos ou secos, exceto nas roseiras, que estão no período PROPÍCIO PARA PODAS (até agosto).

Com estes cuidados você evita a aparição de pragas ou doenças que acabam se proveitando desta "fragilidade" das plantas neste período. Mas caso apareça, dê preferência aos defensivos caseiros.

E não se esqueça: ao utilizar produtos comercializados, utilize-os sempre de acordo com as instruções do fabricante, afinal, planta não é gente!

quinta-feira, 10 de julho de 2008

LEITURA

O SEGREDO!



Se você ouve ou já ouviu alguém te chamar de doido(a) quando diz que conversa com as suas plantas ou diz que elas te entendem, seus problemas acabaram!


"A vida secreta das Plantas" é um trabalho cientificamente lúcido que mostra, através de equipamentos, as respostas "emocionais" das plantas. Para quem ainda não conhecia, está aí uma dica de leitura bastante interessante. É uma edição antiga, mais aconselhável de se encontrar em sebos do que em livrarias tradicionais. Mas com a chegada da Bienal do Livro, as chances de encontrá-lo serão maiores. Pela net, quem estiver com paciência virtual disponível, talvez consiga algum link de livrarias técnicas ou não para a venda, mas não estranhe se encontrar ao lado da ilustração do livro o dizer "indisponível no momento", como é o caso deste site que linkei a capa do livro (clique na imagem).


Como descobri este "achado"? Bem, tive a sorte de ser presenteado com um exemplar que, diga-se de passagem, é bem mais velho do que eu, com as páginas já amareladas, letras miúdas e com aquele cheiro de coisa antiga que o meu detector de rinite imediatamente disparou! rsss Mas chegou em minhas mãos e foi um presente muito especial, pois é daqueles presentes que são passados de geração para geração. Valor sentimental não se discute, né?


Mesmo para quem tem em si que as plantas nos entendem, nada como usar a ciência a nosso favor: os estudos nesta área não são isolados, eles prosseguem, pois a cada descoberta uma nova curiosidade fica no ar, então, nada como dar continuidade a esta intrigante descoberta.


Selecionei o link de uma matéria da revista GALILEU, que acaba abordando um pouco da história do livro e complementando com alguns novos estudos. Claro que ela não tira o gostinho da leitura do livro, afinal, a interpretação e as opiniões de uma leitura são bem pessoais.


Qualquer outra sugestão neste segmento, não deixe de comentar!


Boa leitura.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Novas Postagens

Saindo da "hibernação"

Este mês o blog se tornará mais ativo, com algumas matérias importantes de interesse geral e umas mais específicas para esta estação do frio.
Tendo alguma sugestão ou dúvida, deixe o seu comentário.
Até breve!